Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Lei sobre cobertura de exames entendida como inconstitucional

STJ julga inconstitucional Lei Estadual que impunha cobertura pelos planos de saúde de exames solicitados por nutricionistas

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 12/08/24, declarou a inconstitucionalidade da Lei nº 8.880/2023, do Estado de Alagoas, que impunha, às operadoras de planos de saúde, a cobertura de exames solicitados por nutricionistas.

Os Ministros do STF concluíram pela inconstitucionalidade formal da lei, por violação à competência privativa da União para legislar sobre direito civil e política de seguros, conforme disposto no artigo 22, incisos I e VII, da Constituição Federal. A decisão baseou-se na estreita relação entre os planos de saúde e os contratos de seguro, bem como no impacto que a cobertura obrigatória de exames solicitados por nutricionistas teria sobre os contratos e os custos para os segurados.

De acordo com o Relator, Ministro Luiz Fux, embora os nutricionistas estejam autorizados a solicitar exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico, a Lei federal nº 9.656/1998, que estabelece exigências mínimas para a oferta de planos privados de assistência à saúde, limita a cobertura obrigatória apenas às requisições de exames formulados por médicos e odontólogos.

A decisão do STF reforça o entendimento, consolidado em precedentes do Plenário, de que a regulamentação dos planos de saúde é de competência exclusiva da União e de que são inconstitucionais as normas estaduais que impõem a cobertura de exames solicitados por nutricionistas.


Fonte: Ação Direta de Inconstitucionalidade | ADI 7552

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia