Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Medicamentos à base de cannabis

TJSP possibilita a comercialização de produtos derivados da Cannabis por farmácia de manipulação

A 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu, por unanimidade, conceder a segurança para que uma farmácia de manipulação possa comercializar produtos à base de cannabis sativa.

Em seu pedido, a farmácia de manipulação buscava a reforma da sentença que havia autorizado a sanção imposta pela vigilância sanitária do município de São Paulo, baseada na Resolução 327/2019 da Anvisa, que prevê exclusividade da comercialização de derivados da cannabis apenas por farmácias sem manipulação.

O colegiado decidiu no sentido de que a Resolução 327/2019 da ANVISA excedeu seu poder regulatório, interferindo na atividade econômica das farmácias de manipulação, uma vez que a legislação federal permite que essas farmácias comercializem os mesmos medicamentos e insumos que as drogarias convencionais.

Em seu voto, o relator do caso, desembargador Antonio Celso Aguilar Cortez, destacou que, sem previsão legal, o poder regulamentar da Anvisa não pode impedir a manipulação de medicamentos – de modo que a aludida resolução, ao distinguir as farmácias com manipulação, das farmácias sem manipulação, agiu sem amparo legal, impondo àqueles estabelecimentos indevida desvantagem em relação aos demais.


Fonte: 1041187-06.2023.8.26.0053 | TJSP

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia