Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Sobre coberturas específicas em Planos de Saúde

STJ afasta obrigatoriedade de cobertura a sessões de equoterapia e musicoterapia em ambiente escolar ou domiciliar

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que uma operadora de plano de saúde deve fornecer sessões de equoterapia e musicoterapia a um paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, a Corte decidiu que a operadora não é obrigada a cobrir sessões de psicopedagogia escolar e domiciliar.

A decisão sobreveio a partir da conclusão dos Ministros de que as sessões de psicopedagogia só podem ser consideradas como serviços de assistência à saúde quando realizadas em um ambiente clínico por profissionais de saúde.

Segundo a, Relatora, Ministra Andrighi, embora haja uma interseção entre saúde e educação, a psicopedagogia no ambiente escolar é conduzida por profissionais do ensino, focados nos processos educacionais do aluno; já em ambiente clínico, as sessões são conduzidas por profissionais de saúde, que avaliam funções cognitivas, motoras e de interação social.

A relatora ressaltou, por fim, que o acompanhamento com psicopedagogo será contemplado pelas sessões de psicologia, já cobertas obrigatoriamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de modo que, salvo previsão expressa em contrato, o plano não é obrigado a oferecer acompanhamento em ambiente escolar ou domiciliar realizado por profissional do ensino.


Fonte: Recurso Especial 2.064.964/SP

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia