Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

UPAs podem contratar serviços de entidades privadas

Segundo TCE-PR, entidades privadas podem ser contratadas para prestar serviços de saúde em UPA

Em resposta à consulta formulada pelo Município de Cambé, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu orientação acerca da possibilidade de terceirização de serviços prestados em Unidade de Pronto Atendimento, mediante contratação unificada junto à iniciativa privada com fins lucrativos, sem transferência da gestão em saúde.

Consoante se extrai do acórdão, de relatoria do Conselheiro Ivens Zschoerper Linhares, prevaleceu o entendimento de que é possível a celebração de contrato de terceirização de serviços prestados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) junto à iniciativa privada com fins lucrativos, desde que seja demonstrado no plano municipal de saúde ou instrumento congênere o caráter complementar da contratação desses serviços para o incremento na prestação dos serviços de saúde municipal, bem como a ausência de vantajosidade ou a impossibilidade de se dar preferência às entidades filantrópicas e sem fins lucrativos.

Segundo o Relator, embora a contratação parcelada dos serviços de assistência à saúde seja regra, poderá ser realizada a contratação unificada desses serviços a serem prestados por meio das UPAs, desde que demonstrada a viabilidade técnica e a vantajosidade econômica desse tipo de contratação à Administração, além do ganho com a economia de escala proveniente deste tipo de contratação.

O Tribunal Pleno do TCE ressaltou, ainda, a vedação para transferência do exercício da gestão em saúde para a iniciativa privada, excetuadas as hipóteses de celebração de contrato de gestão com entidades privadas sem fins lucrativos qualificadas como organizações sociais, nos termos da Lei Federal nº 9.637/1998, ou de celebração de parceria público-privada na modalidade concessão administrativa, nos termos da Lei Federal nº 11.079/2014.


Fonte:  ACÓRDÃO – Edição nº 3.122 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC)

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia