Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

ISS sobre análises clínicas incide no município de coleta

STJ decide que ISS de laboratórios de análises clínicas deve incidir no local de coleta do material biológico

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram, por unanimidade, no julgamento do REsp 20300097/RJ, que os laboratórios de análises clínicas devem pagar o Imposto sobre Serviços (ISS) no município onde ocorre a coleta de material biológico, rejeitando a tese da empresa de que o imposto deveria incidir no local onde é realizada a análise clínica do material.

A defesa do laboratório argumentou que a coleta de material biológico seria apenas uma etapa de acesso à saúde, e que atribuir o ISS ao local de coleta aumentaria a burocracia e os custos, afetando o preço do serviço. A empresa também sustentou que a atividade principal do contrato é a análise clínica, e não a coleta do material.

Contudo, a relatora, ministra Regina Helena Costa destacou que a tributação não recai apenas sobre o serviço de coleta, mas sobre toda a estrutura do negócio, tornando impossível a separação entre os serviços de coleta e análise. Para a ministra, o vínculo jurídico entre o tomador e o serviço contratado ocorre integralmente no local de coleta. A ministra ainda diferenciou o caso dos laboratórios dos processos envolvendo empresas de leasing, regidos pelo Tema 355, onde a incidência do ISS ocorre no local onde há unidade econômica com poder de decisão.

Os demais ministros do STJ acompanharam o voto da relatora, consolidando o entendimento de que o ISS deve ser recolhido no município onde o material biológico é coletado, e não onde é realizada a análise clínica.


Fonte: STJ

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia