ANVISA abre consulta pública para revisar regras de prioridade no registro de medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a abertura de consulta pública para revisar a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 204, de 27 de dezembro de 2017, norma que regula o enquadramento de petições de registro, pós-registro e anuência prévia em pesquisa clínica de medicamentos na categoria prioritária.
Sancionada a lei que regulamenta o mercado de créditos de carbono no Brasil

Foi sancionada nesta quinta-feira, 12 de dezembro de 2024, a Lei n. 15.042 de 2024, que regulamenta o mercado de créditos de carbono e cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). A nova legislação permite que as empresas compensem suas emissões por meio da aquisição de créditos vinculados a iniciativas de preservação ambiental, com o objetivo de reduzir e controlar a emissão de gases de efeito estufa. Na prática, as empresas que reduzirem suas emissões de gases serão recompensadas, enquanto aquelas que ultrapassarem os limites estabelecidos estarão sujeitas a penalidades.
STJ define limites da impenhorabilidade para hospitais filantrópicos

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, de forma unânime, que os valores depositados em contas bancárias de hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia não estão abrangidos pela impenhorabilidade prevista na Lei 14.334/2022. A decisão, fundamentada na interpretação restritiva da norma, reafirmou que a proteção se limita a bens essenciais para a continuidade das atividades assistenciais, como imóveis, equipamentos e mobiliário.