Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

PIS/COFINS: Creditamento sobre caixas de papelão

CARF permite creditamento de PIS/COFINS sobre caixas de papelão utilizadas em transporte

Por unanimidade, a 1ª Turma Ordinária da 3ª Câmara da 3ª Seção do CARF permitiu o creditamento de PIS e COFINS sobre gastos com caixas de papelão utilizadas no transporte de macarrão instantâneo. A Turma também autorizou o creditamento sobre despesas com aluguel de máquinas e equipamentos como pallets, esteiras, guindastes e empilhadeiras; armazenagem de insumos para produção; encargos de depreciação de bens do ativo imobilizado; frete na aquisição de insumos não sujeitos às contribuições; e manutenção de máquinas e equipamentos.

No caso concreto, a fiscalização impediu o creditamento das caixas de papelão sob o fundamento de que seria vedada a concessão de créditos para embalagens, com base no inciso II artigo 3º das Leis 10.637/2002 e 10.833/2003. O contribuinte, porém, defendeu que o creditamento é possível, pois as caixas possibilitam o acondicionamento das mercadorias e integram o produto final para o processo de armazenamento e transporte, sendo relevantes e essenciais para a atividade econômica.

A relatora, conselheira Jucileia de Souza Lima, acolheu o argumento da contribuinte, afirmando que as embalagens de papelão atendem ao requisito da essencialidade, o que permite o creditamento desses gastos.


Fonte: Processo n. 16692.720792/2017-88 – Clique aqui para consulta processual.

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia