Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Desoneração da folha está suspensa

Prorrogação da desoneração da folha de pagamentos é suspensa por liminar de Zanin

O ministro Cristiano Zanin, do STF, emitiu uma liminar suspendendo partes da lei que prorrogou a desoneração da folha de pagamento de municípios e setores produtivos até 2027. A decisão foi tomada no âmbito da ADI 7633, em que a AGU e o presidente da república requerem a declaração de inconstitucionalidade dos dispositivos da lei que permitiram a desoneração. Segundo informações da União, a prorrogação da desoneração impacta as folhas de pagamento em R$ 10 bilhões por ano. O mérito da ação ainda será julgado.

O ministro Zanin considerou a importância do equilíbrio fiscal e das contas públicas, concordando com o argumento da União de que a Lei nº 14.784/2023, que estende a desoneração, não apresentou adequadamente o impacto financeiro da medida.

Ainda estão pendentes informações da Presidência da República, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal acerca do tema, para que seja dado prosseguimento ao julgamento de mérito. Por sua vez, o presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco, já declarou que recorrerá da ADI impetrada pelo governo federal.

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia