Crédito de PIS e COFINS sobre frete – Precedentes do CARF reforçam a tese de creditamento das contribuições sobre o frete de insumos não tributados

O Conselho Administrativo de Recursos Federais (CARF) tem decidido a favor do creditamento de PIS e Cofins sobre o frete de insumos, independentemente da tributação sobre a aquisição dos bens transportados.

Para alguns precedentes do Conselho, o frete deve ser considerado um custo autônomo, desvinculado da aquisição dos insumos. Se o transporte for tributado, ele será considerado um insumo independente, permitindo a apuração do crédito, mesmo que o bem transportado não seja tributado, como nos casos de suspensão, incidência monofásica ou alíquota zero.

O creditamento pode ser pleiteado se atendidos outros requisitos legais, como o pagamento do frete de forma separada e a incidência do PIS e da Cofins sobre a operação.

Essas conclusões favorecem contribuintes de diversos setores, como o de combustíveis e do agronegócio, especificamente que assumem o custo do frete dos insumos não tributados, o que gera relevantes perspectivas de redução de custos e ressarcimento de valores não aproveitados com a adoção de medidas que tragam segurança para a empresa.

Compartilhe esta publicação

NEWSLETTER

Receba em seu e-mail destaques, artigos, revistas digitais e notícias relevantes sobre nossas áreas de atuação. Leia as nossas políticas de privacidade e, caso concorde com o teor, inscreva-se.

Somos contrários à prática de spam. Você receberá apenas um e-mail por mês. A exceção se dá quando há decisões de caráter urgente.

Utilizamos cookies para melhorar e otimizar sua experiência em nosso site. Com exceção dos essenciais, todos os cookies necessitam de seu consentimento para serem executados.

Para mais informações, consulte nosso Aviso de Privacidade.