Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Cálculo da Taxa Referencial (TR) aperfeiçoado

CMN publica Resolução que aperfeiçoa cálculo da Taxa Referencial (TR)

O Conselho Monetário Nacional (CNM) publicou a Resolução n. 5.124, de 28 de março de 2024, alterando a Resolução n° 4.624/2018, para promover um aperfeiçoamento na metodologia de cálculo da Taxa Referencial (TR), muito utilizada como índice de atualização. O principal objetivo é suavizar seus valores em relação à Taxa Básica Financeira (TBF).

Segundo a nova Resolução, a TR deve ser calculada pela aplicação de um redutor sobre a TBF, que, por sua vez, é definida com base nas taxas de juros das Letras do Tesouro Nacional (LTNs). Com as alterações, foi proporcionado um aumento na precisão do cálculo da taxa e a substituição da TBF anual para mensal, uma maneira de acompanhar de forma mais próxima as variações do mercado financeiro.

O aprimoramento da Taxa Referencial oferece mais segurança, previsibilidade e controle, seja em investimentos, financiamentos ou outras operações financeiras.

A Resolução entrará em vigor em 1º de julho de 2024.


Fonte: Resolução CMN Nº 5.124, de 28 de março de 2024.

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia