A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) assinou acordo de cooperação técnica com a Bonsucro, uma organização global sem fins lucrativos dedicada à promoção da sustentabilidade na produção de cana-de-açúcar. O extrato do acordo, com duração de 36 meses, foi publicado no Diário Oficial da União, destacando a importância desta colaboração internacional.
A Bonsucro é reconhecida mundialmente por suas certificações em produtos derivados da cana-de-açúcar, como açúcar e etanol. O objetivo principal deste acordo é facilitar aos produtores de etanol no Brasil a obtenção voluntária das certificações Bonsucro e RenovaBio, simplificando os procedimentos para os produtores e fortalecendo a credibilidade dos produtos no mercado internacional.
Além disso, o acordo visa facilitar a troca de experiências e conhecimentos sobre certificação entre as duas entidades, melhorar ambos os processos de certificação, promover a análise integrada dos dados e unificar os processos de supervisão e treinamento para certificadoras e produtores. Importante ressaltar que este acordo não modifica as disposições oficiais do RenovaBio, mas busca aperfeiçoar e otimizar os procedimentos existentes.
Com a implementação dos resultados deste acordo, os produtores que optarem pelas duas certificações poderão seguir um procedimento integrado, o que deve reduzir custos e esforços de auditoria. Os próximos passos incluem a formação de uma equipe de especialistas pela ANP e Bonsucro para desenvolver os materiais de comunicação e treinamento necessários, além da realização de auditorias-piloto, visando a efetiva integração dos processos de certificação.
Fonte: ANP