ESG: o que é a sigla que virou diferencial estratégico e competitivo
Sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que significa: Ambiental, Social e Governança. No Brasil, o termo também é referenciado como ASG. Em linhas gerais, o ESG é um conjunto de critérios para avaliar impactos e transformar operações empresariais nos 3 eixos de sustentabilidade contidos na sigla.
Por dentro dos 3 eixos ESG
Ambiental: refere-se às alterações do ambiente físico ou natural.
Exemplos: emissão de carbono, alterações climáticas, poluição, etc.
Social: refere-se às alterações na sociedade e no ambiente de trabalho.
Exemplos: segurança, saúde, diversidade e inclusão, etc.
Governança: refere-se às estruturas e processos de gestão empresarial.
Exemplo: transparência, ética, gestão de riscos e controle dos eixos ambientais e sociais, dentre outros
Origem
A sigla surgiu em 2004, a partir da iniciativa de instituições financeiras com ativos sob gestão superiores a US$ 6 bilhões, convidadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para desenvolver diretrizes e recomendações sobre como integrar questões ambientais, sociais e de governança empresarial. O projeto resultou no relatório de recomendações Who Cares Wins [Quem se Importa Vence]1, que consolidou o termo.
Por que empresas buscam a ESG?
Neste ano, as diretrizes ESG completam 20 anos, e corporações ao redor do mundo estão cada vez mais interessadas em seus benefícios. Redução de riscos e custos, melhoria de reputação diante da sociedade e contribuição efetiva na qualidade de vida global são algumas das vantagens associadas à adoção da ESG nas empresas.
1 United Nations Global Compact and Swiss Federal Department of Foreign Affairs. Who Cares Wins: Connecting Financial Markets to a Changing World, 2004.