Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

É ilegal a cobrança de THC2 (Terminal Handling Charge 2)

STJ declara a ilegalidade da cobrança da taxa THC2: marco na defesa da competitividade

Em decisão histórica, a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) declarou ser ilegal a cobrança da taxa de Serviço de Segregação e Entrega de Contêiners (SEE), também conhecida como “Terminal Handling Charge 2” (THC2). A THC2 incide sobre a movimentação básica de contêiners nos portos, entre o navio e o pátio portuário.

Com o posicionamento histórico adotado, o STJ seguiu o entendimento já firmado no âmbito do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que entendem pela irregularidade da cobrança. O consenso das instituições sinaliza uma mudança no cenário portuário brasileiro e reforça a importância de manutenção de práticas comerciais que assegurem a competitividade em setores regulados.

Desde 2022, a cobrança da THC2 está suspensa por decisão do TCU e a recente decisão do STJ pode levar ao seu fim definitivo. Embora a decisão ainda seja passível de recurso, ela já representa importante posição da Corte Superior.


Fonte: REsp 1899040 | Superior Tribunal de Justiça

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia