Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Flexibilização na Lei de Licitações

Governo publica MP para flexibilizar Lei de Licitações em situações de calamidade

O Governo Federal publicou a Medida Provisória (MP) n. 1.221/2024, que dispõe sobre medidas excepcionais para a aquisição de bens e a contratação de obras e de serviços, inclusive de engenharia, destinados ao enfrentamento de impactos decorrentes de estado de calamidade pública. A MP foi uma resposta à crise climática no Rio Grande do Sul, marcada por enchentes em grande parte do estado.

Para que a MP seja aplicada, é necessário que o estado de calamidade pública seja declarado ou reconhecido pelo Chefe do Poder Executivo do Estado, do Distrito Federal ou pelo Poder Executivo Federal, conforme a Lei nº 12.608/2012. Além disso, deve haver um ato específico do Poder Executivo federal ou do Chefe do Poder Executivo do Estado ou do Distrito Federal autorizando a aplicação das medidas excepcionais e indicando o prazo dessa autorização.

Entre as mudanças introduzidas pela MP, destacam-se a dispensa de estudos técnicos preliminares para aquisições comuns, a possibilidade de prolongar contratos existentes por até 12 meses, o aumento do limite para contratações verbais urgentes de R$ 10 mil para R$ 100 mil, e a suspensão das exigências de documentos relacionados à regularidade fiscal ou de serviços.

A MP entra em vigor a partir da publicação, com validade de 120 dias, e requer aprovação do Congresso Nacional para se tornar lei permanente.


Fonte: Medida Provisória nº 1.221, de 17 de maio de 2024

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia