Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Pertencem aos estados e municípios os valores de IRRF retidos por eles em contratações de bens ou serviços

Pertencem aos estados e municípios os valores de IRRF retidos por eles em contratações de bens ou serviços

O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 1293453, representativo do Tema 1.130, fixou a tese de que os valores de imposto de renda retido na fonte (IRRF) por estados e municípios em contratos com pessoas jurídicas prestadoras de bens ou serviços pertencem a esses mesmos entes federativos.

A controvérsia dizia respeito à previsão dos arts. 157, I, e 158, I, da Constituição, que determinam que pertencem aos estados, municípios e DF o produto da arrecadação do imposto de renda retido na fonte sobre rendimentos pagos por esses entes. Contudo, o entendimento vigente antes da decisão do STF era de que somente o produto de IRRF incidente sobre os rendimentos pagos a pessoas físicas – servidores e empregados – seria destinado aos estados e municípios, conforme determinado pela Receita Federal na IN n. 1.599/15 e Solução de Consulta n. 166/15.

A partir do entendimento firmado pelo STF, o valor do IRRF sobre rendimentos pagos por estados e municípios tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas fornecedoras de bens e serviços deve ser destinado ao ente responsável pela retenção na fonte.

Com base nesse precedente e considerando a ausência de modulação dos efeitos do julgado pelo STF, diversos municípios passaram a ajuizar medidas judiciais visando à restituição dos valores retidos nos 5 (cinco) anos anteriores ao ajuizamento a título das contratações feitas pelos respectivos entes municipais.

Essas medidas ganharam ainda mais força com a publicação da IN RFB 2.145/23, que alterou a norma anterior sobre o tema com o propósito de viabilizar a implementação do entendimento estabelecido pelo precedente mencionado.

Para acessar o Tema 1.130 do STF, clique aqui.

 


 

O escritório Bento Muniz Advocacia coloca-se à disposição para mais esclarecimentos sobre o tema.

contato@bentomuniz.com.br

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia