Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Certificação de imóveis deve considerar matrículas individualizadas

STJ afirma que certificação de memorial descritivo deve considerar matrículas individualizadas para registro imobiliário rural

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, decidiu que, para fins de registro imobiliário rural, a certificação do memorial descritivo de propriedade deve considerar as matrículas individualizadas de cada imóvel que a compõe, conforme previsto na Lei 6.015/1973 (Lei de Registros Públicos – LRP).

No caso concreto, uma empresa havia solicitado ao Incra a atualização cadastral e a certificação de alguns imóveis rurais. No entanto, o pedido foi indeferido sob a alegação de que as matrículas apresentadas eram irregulares, pois foram feitas sem a identificação prévia das áreas, em inobservância aos requisitos do art. 176, §§ 3º e 4º da LRP.

Segundo o voto do relator, Ministro Raul Araújo, a exigência do artigo 176 da Lei de Registros Públicos deve ser apurada com base nas áreas das matrículas individualizadas, sem inviabilizar unificações imobiliárias oportunamente cabíveis. Isso porque o procedimento de georreferenciamento passou a integrar o registro dos imóveis rurais, com a necessidade de que a certificação do memorial descritivo conste da matrícula do imóvel, e não a partir da configuração do cadastro do Incra (CCIR).

O relator destacou que o registro de imóveis é guiado pelo princípio da especialidade, de modo que o conceito de imóvel rural retirado da legislação agrária, que abrange a totalidade das glebas contíguas do mesmo proprietário utilizadas para fins econômicos similares, não poderia prevalecer, uma vez que o direito registral busca segurança jurídica e estabilidade nas relações sobre direitos reais.

Por fim, a decisão enfatizou que o proprietário pode solicitar a unificação de áreas descritas em matrículas distintas, resultando na formação de uma nova unidade imobiliária com uma nova matrícula. Nesse caso, o perímetro georreferenciado deve abranger todos os imóveis das matrículas unificadas, que serão encerradas para constituir um único imóvel rural.


Fonte: REsp n. 1.706.088/ES | Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia