Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

RenovaBio: Acordo para certificação conjunta do etanol

ANP assina acordo de cooperação para aprimoramentos no RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) assinou acordo de cooperação técnica com a Bonsucro, uma organização global sem fins lucrativos dedicada à promoção da sustentabilidade na produção de cana-de-açúcar. O extrato do acordo, com duração de 36 meses, foi publicado no Diário Oficial da União, destacando a importância desta colaboração internacional.

A Bonsucro é reconhecida mundialmente por suas certificações em produtos derivados da cana-de-açúcar, como açúcar e etanol. O objetivo principal deste acordo é facilitar aos produtores de etanol no Brasil a obtenção voluntária das certificações Bonsucro e RenovaBio, simplificando os procedimentos para os produtores e fortalecendo a credibilidade dos produtos no mercado internacional.

Além disso, o acordo visa facilitar a troca de experiências e conhecimentos sobre certificação entre as duas entidades, melhorar ambos os processos de certificação, promover a análise integrada dos dados e unificar os processos de supervisão e treinamento para certificadoras e produtores. Importante ressaltar que este acordo não modifica as disposições oficiais do RenovaBio, mas busca aperfeiçoar e otimizar os procedimentos existentes.

Com a implementação dos resultados deste acordo, os produtores que optarem pelas duas certificações poderão seguir um procedimento integrado, o que deve reduzir custos e esforços de auditoria. Os próximos passos incluem a formação de uma equipe de especialistas pela ANP e Bonsucro para desenvolver os materiais de comunicação e treinamento necessários, além da realização de auditorias-piloto, visando a efetiva integração dos processos de certificação.


Fonte: ANP

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia