Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

ANS propõe revisão de multas para planos de saúde

ANS abre Consulta Pública para revisão de penalidades a planos de saúde com enfoque no porte econômico das operadoras

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou abriu, no dia 3 de janeiro, a Consulta Pública 124, com o objetivo de coletar sugestões da sociedade em relação à revisão da Resolução Normativa 489/2022, que trata das penalidades para infrações cometidas por planos de saúde, considerando o porte econômico das operadoras. A realização da consulta pública foi aprovada durante a 599ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada, realizada em 18 de dezembro de 2023.

Segundo Eliane Medeiros, diretora de Fiscalização da ANS, a proposta busca modernizar os critérios de regulação e propor uma abordagem mais proporcional ao setor, levando em consideração o porte econômico das operadoras, em contraste com a prática atual de aplicação de multas com base no número de beneficiários.

A proposta em questão revisa os parâmetros de proporcionalidade com base no porte econômico, conforme estipulado pelo art. 27 da Lei 9.656/1998, para calcular a multa-base das infrações administrativas cometidas por operadoras e administradoras de benefícios. A atualização do normativo visa alinhar as regras às disposições já estabelecidas, para um melhor enquadramento na classificação de risco prudencial, conforme definido pela Resolução Normativa 475/2021.

Aqueles interessados em contribuir têm até o dia 16 de fevereiro para enviar suas sugestões por meio do site da ANS, onde também estão disponíveis os documentos relacionados à proposta: Agência Nacional de Saúde Suplementar, na seção “Acesso à informação”, sob o item “Participação Social”, no e subitem “Consultas Públicas”.


Fonte: ANS

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia