Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Trecho ferroviário ocioso utilizado para drenagem pluvial

Ministério dos Transportes faz acordo inédito para agilizar uso de trecho ferroviários ociosos para mitigação de efeitos climáticos

O Ministério dos Transportes firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a prefeitura de Araraquara (SP), cedendo uma área ferroviária ociosa ao município. Esta iniciativa inédita tem como objetivo acelerar a cessão de trechos ferroviários não operacionais para obras de interesse público, especificamente para a construção de um sistema de drenagem de águas pluviais, visando a prevenção de problemas causados por eventos climáticos extremos.

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, destacou a importância da medida, explicando que o objetivo é simplificar os procedimentos de devolução de trechos em desuso, tornando o processo mais ágil, além de evitar a degradação das cidades.

A concessionária Rumo formalizou o pedido de desativação e devolução de um trecho não operacional, de propriedade da União, que será utilizado pela prefeitura de Araraquara para a execução das obras de drenagem. No processo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) receberá os trechos ferroviários devolvidos; a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) celebrará um termo aditivo ao contrato de concessão para a retirada da área; e o Ministério dos Transportes encaminhará as diretrizes necessárias para a retirada da área vinculada ao contrato de concessão, conforme o arcabouço normativo da Lei de Ferrovias.

Esta é a primeira devolução de trechos realizada com base no Marco Legal das Ferrovias (Lei n. 14.273/2021), que estabelece diretrizes para a devolução de trechos ferroviários ociosos e abandonados. A cooperação entre o Governo Federal e o Executivo Municipal é crucial para otimizar e racionalizar a malha ferroviária federal e destaca a importância da obra para a cidade e seu impacto positivo na qualidade de vida da população.


Fonte: Ministério dos Transportes

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia