Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Lançada plataforma para análise de patentes farmacêuticas

Plataforma do Governo centraliza dados de patentes de medicamentos

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou a nova Plataforma de Dados de Patenteamento do Setor Farmacêutico, desenvolvida pelo Grupo FarmaBrasil (GFB). Esta iniciativa faz parte dos esforços previstos na Nova Indústria Brasil, tratando-se de instrumento crucial para uma análise estratégica que visa fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. No lançamento, foi anunciado um acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para a atualização contínua da base de dados até 2023.

A plataforma, elaborada com base em dados públicos, tem como objetivo fornecer informações estratégicas para tomadores de decisão, tanto governamentais quanto do setor privado. Por meio dela, será possível extrair análises detalhadas sobre tendências, lacunas e potenciais inovações no setor farmacêutico.

Além de subsidiar o Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), a plataforma oferece uma visão abrangente das atividades de patenteamento no setor, destacando a participação de empresas, institutos de pesquisa e universidades. Com isso, espera-se impulsionar ainda mais os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, promovendo o avanço tecnológico e ampliando o acesso à saúde no Brasil.


Fonte: MDIC

Compartilhe esta publicação