Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Regulamentação do cannabis medicinal

ANVISA avança na regulamentação da Cannabis medicinal com a aprovação do Relatório de Análise de Impacto Regulatório

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu um passo significativo na regulamentação dos produtos de Cannabis medicinal, ao aprovar o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR). O documento, que representa uma avaliação abrangente do cenário regulatório da Cannabis para fins medicinais no Brasil, reforça o apoio à estratégia de autorização dos produtos da planta e sugere melhorias cruciais na regulamentação vigente.

Prevista desde 2019, essa avaliação tinha como objetivo discutir a manutenção, aprimoramento ou eventual extinção da resolução RDC 327, de 9 de dezembro de 2019, que rege o tema. O relatório oferece uma contextualização detalhada do problema regulatório, abordando a participação social e avaliando os impactos das diferentes opções regulatórias para alcançar os objetivos pretendidos.

Entre os principais pontos abordados no relatório estão:

  • Manutenção da Autorização de Produtos da Cannabis: O relatório indica a necessidade de melhorias na resolução atual, mas sugere manter o formato de autorização dos produtos da planta.
  • Renovação da Autorização Sanitária: Propõe-se a renovação da autorização por mais cinco anos.
  • Ampliação das Vias de Administração: Incluindo vias oral, inalatória, sublingual e dermatológica.
  • Previsão de Tempo para Comercialização: Considerando os trâmites e tempo de importação, além do esgotamento de estoque.
  • Necessidade de Mais Estudos Clínicos: Para possibilitar a migração dos produtos de Cannabis para a categoria de medicamentos.
  • Ampliação do Acesso e Facilitação da Pesquisa Científica: Incentivando a fabricação nacional, redução de custos e disponibilidade dos produtos, além de facilitar atividades de pesquisa científica.

.

Essa etapa representa um avanço significativo na regulamentação da Cannabis medicinal no Brasil, indicando um compromisso contínuo da Anvisa em garantir acesso seguro e regulamentado a produtos terapêuticos derivados da planta.


Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia