Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Prazo para declarar benefícios fiscais até 20/JULHO

Benefícios fiscais devem ser informados à Receita Federal até o dia 20/07/2024

Os contribuintes terão até o dia 20 de julho para informar à Receita Federal os benefícios fiscais usufruídos entre janeiro e maio de 2024. Esse prazo foi estabelecido pela Instrução Normativa nº 2.198/2024, que especifica 16 incentivos fiscais que devem ser declarados à Receita Federal na DIRBI – Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária, conforme as alterações introduzidas pela medida provisória nº 1.227/2024.

A Medida Provisória nº 1.227/2024, que foi publicada no último dia 4 de junho, estabelece a obrigatoriedade de transmissão da DIRBI para os contribuintes de declararem os incentivos fiscais dos quais usufruem.

A medida gerou polêmica, sobretudo em relação aos trechos que impunham restrições ao uso de créditos presumidos de PIS e Cofins e aos créditos gerais das contribuições.

Outros benefícios que precisam ser declarados incluem a desoneração da folha de pagamentos e créditos presumidos de PIS e Cofins em diversas operações. Por outro lado, estão isentas de apresentar a declaração as empresas enquadradas no Simples Nacional, os empreendedores individuais e as pessoas jurídicas, além de outras entidades em início de atividade.

Todavia, mesmo as empresas enquadradas no Simples Nacional, que usufruem da desoneração da folha de pagamentos, deverão informar este benefício à Receita Federal.

A Receita Federal determinou que os contribuintes deverão apresentar a declaração, sobre os benefícios usufruídos a partir de junho, até o 20º dia do segundo mês subsequente ao período de apuração dos tributos.

Para benefícios envolvendo IRPJ e CSLL, que possuem períodos de apuração distintos, o prazo para declaração é diferente. Já na apuração anual, os benefícios deverão ser informados na declaração de dezembro e, na apuração trimestral, na declaração do último mês do trimestre.


Clique aqui para acessar a Instrução Normativa 2.198/24.

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia