Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Plenário do STF define modulação de efeitos no caso do terço de férias - Tema 985

Tema 985: Plenário do STF define modulação de efeitos no caso do terço de férias

O Supremo Tribunal Federal, na modulação de efeitos do Tema 985, decidiu por 7 votos a 4 que a decisão que validou as contribuições previdenciárias sobre o terço constitucional de férias deve produzir efeitos a partir de 15 de setembro de 2020, data da ata de julgamento de mérito, nos autos do RE 1072485 (Tema 985). A decisão foi tomada por maioria simples, já que não houve declaração de inconstitucionalidade, situação em que seria necessário adotar a maioria qualificada (dois terços).

A Fazenda Nacional solicitava a alteração do marco temporal da modulação de efeitos para a data do reconhecimento da repercussão geral do tema, em 23 de fevereiro de 2018. Porém, o STF decidiu que a União poderá cobrar os tributos apenas a partir de 15 de setembro de 2020. Os ministros também ressalvaram as contribuições já pagas e não contestadas judicialmente até a mesma data, garantindo que a União restitua os tributos pagos indevidamente no passado apenas aos contribuintes que buscaram a Justiça.


Fonte: STF

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia