Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

O passo da reforma tributária sobre o consumo

O passo de hoje da reforma tributária sobre o consumo

Aconteceu nesta semana a primeira reunião da Comissão de Sistematização, instância máxima do Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo – PAT-RTC, instituído pela Portaria MF 34, de 11 de janeiro de 2024, que também é estruturado por Grupo de Análise Jurídica e por 19 Grupos Técnicos, com objetivo de subsidiar a elaboração dos anteprojetos de lei decorrentes da Emenda Constitucional nº 132, de 2023.

Antes da dar início aos trabalhos, Bernard Appy, o Secretário Extraordinária da Reforma Tributária participou de um evento que contou com a presença do escritório Bento Muniz Advocacia.

Embora a EC 132 estabeleça o prazo de cento e oitenta dias para encaminhamento dos projetos de leis referidos na reforma tributária sobre o consumo, Appy compartilhou a perspectiva de conclusão efetiva dos anteprojetos de leis entre o final de março e o início de abril, ou seja, em torno de sessenta dias.

A ausência de participação formal da do setor privado ou da academia nessa importante fase de construção da reforma não é vista pelo Secretário como impossibilidade de colaboração. Embora não entenda viável uma consulta pública, afirmou que, em um segundo momento, haverá possiblidade que cada GT e/ou a Comissão convidar ou receber representantes da sociedade civil, mas, de todo modo, afirmou que o debate com o setor privado continua no Congresso Nacional.

A intensão inicial é que os mais de setenta pontos da reforma que dependem de tratamento por lei complementar sejam contemplados por três anteprojetos, destacando que a estratégia de um quarto projeto específico para regulamentação do Comitê Gestor tem viés político que ainda não está definida.

O escritório monitora estrategicamente os trabalhos de definição dos efeitos concretos da reforma tributária e está à disposição para maiores esclarecimentos.

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia