Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Presidente da República sanciona Lei nº 14.789/23, oriunda da MP das subvenções de ICMS

Presidente da República sanciona Lei nº 14.789/23, oriunda da MP das subvenções de ICMS

No último dia 29/DEZ/2023, o presidente Lula sancionou a Lei 14.789/2023, oriunda da MP 1.185/2023 (MP das subvenções), que introduz alterações significativas no tratamento dos incentivos de ICMS. A nova legislação confere aos contribuintes o direito a um crédito fiscal sobre incentivos relativos ao IRPJ, CSLL, PIS e Cofins, passível de utilização por meio de ressarcimento ou compensação com outros débitos. O benefício está restrito às subvenções para investimento, nas quais existe uma contrapartida clara à concessão do incentivo.

A nova lei revoga o art. 30 da Lei 12.937/2014, que regulamentava as subvenções. A mudança determina que somente as subvenções de investimento tenham direito ao benefício. Adicionalmente, para a apuração de crédito fiscal, apenas as receitas de subvenção relacionadas à implantação ou expansão do empreendimento econômico podem ser consideradas. A lei também estabelece uma alíquota de IRPJ de 25% para a apuração do crédito fiscal no novo regime.

Essa modificação tem abrangência em todos os tipos de benefícios fiscais, incluindo o crédito presumido de ICMS. Todavia, o STJ tem jurisprudência consolidada no sentido de que o crédito presumido de ICMS não compõe a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, o que abre brecha para os contribuintes questionarem judicialmente a incidência desses tributos sobre esse crédito.

Outra novidade prevista na lei é que, para débitos tributários apurados e não lançados, será permitida a autorregularização antes do lançamento de ofício pela Receita Federal, estabelecendo um desconto de 80% em até 12 parcelas mensais para pagamento em espécie.

A estimativa do Ministério da Fazenda é que, com a implementação da nova legislação, cerca de R$ 35 bilhões sejam arrecadados em 2024.

O escritório Bento Muniz Advocacia coloca-se à disposição para mais esclarecimentos sobre o tema.


Clique aqui para acessar a íntegra da Lei nº 14.789/2023.

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia