Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Priorizando saúde, não preço, licitação de Alfaepoetina é retomada

STF determina a retomada de licitação para aquisição de medicamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a retomada da licitação, conduzida pelo Ministério da Saúde, para a aquisição do medicamento Alfaepoetina, utilizado no tratamento de anemia e insuficiência renal crônica.

No caso em questão, o Tribunal de Contas da União (TCU) havia interrompido o processo licitatório, permitindo a participação de uma empresa na concorrência mesmo sem possuir registro do medicamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o relator, Ministro André Mendonça, a decisão do TCU foi considerada inadequada. Em sua análise, a dispensa de registro junto à Anvisa para o fornecimento de medicação, sem uma justificativa excepcional, representa um risco à saúde pública e parece violar a legislação sanitária vigente.

O ministro ressaltou que, conforme o Tema n. 500 de Repercussão Geral, o registro na Anvisa é um requisito fundamental para proteger a saúde pública, assegurando a eficácia, segurança e qualidade dos medicamentos comercializados no país. Por essa razão, é indispensável que as empresas participantes de licitações para o fornecimento de medicamentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) possuam esse registro.

A decisão ressalta que a exigência pode ser flexibilizada em situações excepcionais, desde que regulamentadas pelas autoridades de saúde, o que não foi o caso aqui. Ao dispensar o requisito de registro, o TCU não considerou critérios técnicos da área da saúde, baseando-se apenas no preço praticado no mercado.


Fonte: Supremo Tribunal Federal | MS 39592 MC/DF

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia