Fim do limite de 20 salários para contribuições ao Sistema S

Tema 1.079 – Limite de 20 salários-mínimos para contribuições ao Sistema S é derrubado pelo STJ

Por unanimidade, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que não é aplicável a limitação de 20 salários-mínimos à base de cálculo das contribuições ao Sistema S.

Prevaleceu o entendimento da relatora, Min. Regina Helena Costa, pela inexistência do limite para as contribuições ao Sesi, Senai, Sesc e Senac. De acordo com a ministra, o art. 1º do Decreto-Lei nº 2318/1986 revogou expressamente o caput e o parágrafo único do art. 4° da Lei nº 6.950/1981, que estabeleceu o teto-limite para as contribuições parafiscais devidas às quatro instituições citadas anteriormente.

O colegiado também decidiu pela modulação de efeitos da decisão, resguardando os contribuintes que possuem decisões judiciais ou administrativas favoráveis até a data do julgamento. Para esses casos, a limitação da base de cálculo será mantida até a publicação do acórdão relacionado à decisão de mérito.

A decisão afeta grandes empresas intensivas em mão de obra ou cujas folhas de pagamento têm valores elevados. São afetadas ainda companhias de setores que arcam com as contribuições, como indústria e comércio.


Clique aqui para acessar a certidão de julgamento do REsp nº 1.898.532/CE.

Compartilhe esta publicação

NEWSLETTER

Receba em seu e-mail destaques, artigos, revistas digitais e notícias relevantes sobre nossas áreas de atuação. Leia as nossas políticas de privacidade e, caso concorde com o teor, inscreva-se.

Somos contrários à prática de spam. Você receberá apenas um e-mail por mês. A exceção se dá quando há decisões de caráter urgente.

Utilizamos cookies para melhorar e otimizar sua experiência em nosso site. Com exceção dos essenciais, todos os cookies necessitam de seu consentimento para serem executados.

Para mais informações, consulte nosso Aviso de Privacidade.