Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Fim do limite de 20 salários para contribuições ao Sistema S

Tema 1.079 – Limite de 20 salários-mínimos para contribuições ao Sistema S é derrubado pelo STJ

Por unanimidade, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que não é aplicável a limitação de 20 salários-mínimos à base de cálculo das contribuições ao Sistema S.

Prevaleceu o entendimento da relatora, Min. Regina Helena Costa, pela inexistência do limite para as contribuições ao Sesi, Senai, Sesc e Senac. De acordo com a ministra, o art. 1º do Decreto-Lei nº 2318/1986 revogou expressamente o caput e o parágrafo único do art. 4° da Lei nº 6.950/1981, que estabeleceu o teto-limite para as contribuições parafiscais devidas às quatro instituições citadas anteriormente.

O colegiado também decidiu pela modulação de efeitos da decisão, resguardando os contribuintes que possuem decisões judiciais ou administrativas favoráveis até a data do julgamento. Para esses casos, a limitação da base de cálculo será mantida até a publicação do acórdão relacionado à decisão de mérito.

A decisão afeta grandes empresas intensivas em mão de obra ou cujas folhas de pagamento têm valores elevados. São afetadas ainda companhias de setores que arcam com as contribuições, como indústria e comércio.


Clique aqui para acessar a certidão de julgamento do REsp nº 1.898.532/CE.

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia