Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Decreto moderniza fiscalização agropecuária

Publicado Decreto que regulamenta as atividades de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária

O Governo Federal publicou o Decreto n° 12.126/2024, que estabelece novas diretrizes para os programas de autocontrole dos agentes privados no setor agropecuário e regula o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária. Este decreto abrange os setores de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, e produtos destinados à alimentação animal.

Com o novo decreto, os agentes privados serão responsáveis por implementar, monitorar e ajustar os procedimentos de produção e distribuição de insumos agropecuários e produtos de origem animal e vegetal.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) será encarregada de definir normas específicas para cada setor produtivo, estabelecendo requisitos e procedimentos para o desenvolvimento e verificação dos programas de autocontrole. Essa iniciativa busca modernizar a fiscalização agropecuária, reduzindo a intervenção direta do governo.

O Programa de Incentivo à Conformidade, criado em 2020 e alterado pelo novo decreto, tem como objetivo aprimorar os sistemas de qualidade. Os estabelecimentos que aderirem ao programa deverão compartilhar dados de operação e qualidade em tempo real com a fiscalização agropecuária. A adesão é voluntária e pode ser feita de forma eletrônica por estabelecimentos registrados junto ao Mapa.


Fonte: Decreto nº 12.126, de 31 de julho de 2024

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia