Decreto promove disseminação do BIM-BR

Decreto promove disseminação do BIM-BR

Publicado decreto que institui a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil.

Em 22 de janeiro, foi publicado o Decreto nº 11.888/2024, que dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil (BIM BR), cujo objetivo é criar um ambiente propício para o investimento em BIM e promover a sua difusão no País.

O BIM, ou Modelagem da Informação da Construção, consiste em um conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar modelos digitais de construções de forma colaborativa, beneficiando todos os participantes ao longo do ciclo de vida da edificação.

Dentre os principais objetivos da Estratégia BIM BR destacam-se a disseminação do BIM e seus benefícios, a coordenação e apoio à administração pública federal e estadual na adoção do BIM, a criação de condições favoráveis para o investimento público e privado, a promoção da capacitação profissional em BIM, e o estímulo ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao BIM.

Adicionalmente, a Estratégia BIM BR visa orientar o desenvolvimento de normas técnicas, apoiar a elaboração de guias e protocolos específicos para a adoção do BIM, e propor atos normativos que estabeleçam parâmetros para compras e contratações públicas com uso do BIM.

O decreto também institui o Comitê Gestor da Estratégia BIM BR, um órgão deliberativo composto por representantes de diversos ministérios, encarregado de implementar a Estratégia BIM BR e gerenciar suas ações.

Para garantir a eficácia da Estratégia, o Comitê Gestor poderá criar grupos de trabalho específicos, limitados a sete em operação simultânea, compostos por, no máximo, dez membros, com o objetivo de subsidiar o exercício de suas competências.

O novo decreto, revogou o Decreto nº 9.983/2019, que tratava sobre o mesmo tema.


Fonte: Decreto n. 11.888, de 22 de janeiro de 2024

Compartilhe esta publicação

NEWSLETTER

Receba em seu e-mail destaques, artigos, revistas digitais e notícias relevantes sobre nossas áreas de atuação. Leia as nossas políticas de privacidade e, caso concorde com o teor, inscreva-se.

Somos contrários à prática de spam. Você receberá apenas um e-mail por mês. A exceção se dá quando há decisões de caráter urgente.

Utilizamos cookies para melhorar e otimizar sua experiência em nosso site. Com exceção dos essenciais, todos os cookies necessitam de seu consentimento para serem executados.

Para mais informações, consulte nosso Aviso de Privacidade.