Justiça obriga ANVISA a liberar produtos à base de cannabis

Juízo da 4ª Vara Federal de Curitiba determina liberação da entrada de produto à base de cannabis pela ANVISA

O juízo da 4ª Vara Federal de Curitiba deferiu pedido liminar para determinar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize a importação do produto à base de cannabis, destinado a fins medicinais.

Na decisão, o magistrado ressaltou que o procedimento de importação de produto Canabidiol para fins medicinais é regulamentado pelo RDC 660/2022, que determina a emissão automática da autorização de importação de produtos que estejam inseridos na Nota Técnica publicada pelo órgão.

Entretanto, apesar de o produto da empresa impetrante fazer parte da autorização automática, a Anvisa excluiu o seu cadastro e passou a indeferir os pedidos de autorização dos pacientes, sem justo motivo ou processo formal.

Ao analisar o caso, o juízo deferiu pedido da empresa por ter verificado que o produto consta na Nota Técnica 65/2023, emitida pela Gerência de Produtos Controlados da Anvisa e publicada no site da Agência, não havendo notícia de sua revogação ou de qualquer ato administrativo motivado acerca de sua ineficácia.


Fontes: Processo 5002615-35.2024.4.04.7000 e JOTA

Compartilhe esta publicação

NEWSLETTER

Receba em seu e-mail destaques, artigos, revistas digitais e notícias relevantes sobre nossas áreas de atuação. Leia as nossas políticas de privacidade e, caso concorde com o teor, inscreva-se.

Somos contrários à prática de spam. Você receberá apenas um e-mail por mês. A exceção se dá quando há decisões de caráter urgente.

Utilizamos cookies para melhorar e otimizar sua experiência em nosso site. Com exceção dos essenciais, todos os cookies necessitam de seu consentimento para serem executados.

Para mais informações, consulte nosso Aviso de Privacidade.