Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Atualizados os requisitos para dispositivos médicos

Anvisa aprova medida e atualiza requisitos de segurança e desempenho para dispositivos médicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em reunião pública da Diretoria Colegiada (Dicol), medida que atualiza os requisitos de segurança e desempenho para dispositivos médicos e dispositivos médicos para diagnóstico in vitro (IVD). Esta nova resolução revisa a RDC 546/2021, que sucedeu a norma anterior (RDC 56/2001), marcando um avanço considerável após 23 anos desde sua última revisão.

Os requisitos essenciais atualizados permitem à autoridade reguladora avaliar os aspectos de segurança e desempenho frente às inovações tecnológicas e à diversidade de dispositivos médicos presentes no mercado.

Além disso, a atualização dos requisitos oferece benefícios tangíveis aos fabricantes, facilitando a identificação dos estudos e evidências necessários para as solicitações de registro de produtos. Esse processo mais estruturado e objetivamente delineado tende a agilizar a análise pela Agência, garantindo maior eficiência na avaliação dos dispositivos médicos submetidos.

Adotando como referência o documento emitido pelo International Medical Device Regulators Forum (IMDRF), a nova RDC incorporará ao ordenamento jurídico nacional o Regulamento Técnico Mercosul sobre os Requisitos Essenciais de Segurança e Desempenho de Dispositivos Médicos e Dispositivos Médicos para Diagnóstico in vitro, para colaborar com os Estados-parte do Mercosul e revisar os requisitos e definições aplicados à Resolução do Mercosul. Esta atualização, por sua vez, revogará a Resolução GMC 72/98.


Fonte: Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 546

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia