SUS Reajuste da tabela

Lei que estabelece reajuste anual da tabela do SUS é sancionada

No dia 16 de janeiro foi sancionada a Lei 14.820/24, que determina a revisão periódica dos valores de remuneração dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa nova legislação, que altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080, de 1990), estabelece que em dezembro de cada ano, por meio de ato do Ministério da Saúde, será definida a atualização dos valores, visando garantir a qualidade dos serviços prestados, o equilíbrio econômico-financeiro e a preservação do valor real destinado à remuneração dos serviços.

O reajuste beneficiará hospitais filantrópicos que prestam serviços ao SUS, como as santas casas, visando suprir a deficiência no financiamento da saúde pública.

Ao explicar a importância da medida, a área de Saúde da CNM destaca a defasagem nos valores praticados, citando o caso das consultas médicas, onde a diferença entre o valor estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e o valor da tabela do SUS chega a quase 630%.

A referida Lei, portanto, veio para mitigar tais disparidades e promover um sistema de remuneração baseado em cuidados integrados e abrangentes, conforme estabelecido pela Portaria 1.604/2023 do MS, que prevê a transição gradual do atual modelo de financiamento.


Fonte:  Lei Nº 14.820, de 16 de janeiro de 2024

Compartilhe esta publicação

NEWSLETTER

Receba em seu e-mail destaques, artigos, revistas digitais e notícias relevantes sobre nossas áreas de atuação. Leia as nossas políticas de privacidade e, caso concorde com o teor, inscreva-se.

Somos contrários à prática de spam. Você receberá apenas um e-mail por mês. A exceção se dá quando há decisões de caráter urgente.

Utilizamos cookies para melhorar e otimizar sua experiência em nosso site. Com exceção dos essenciais, todos os cookies necessitam de seu consentimento para serem executados.

Para mais informações, consulte nosso Aviso de Privacidade.