Edital permite transação flexível de débitos ICMS

PGE-SP publica primeiro edital de Transação Tributária para débitos de ICMS lançados com juros superiores à taxa Selic

No dia 07/02/2024, foi publicado pela PGE-SP o Edital PGE/TR nº 01/2024 destinado à transação de débitos de ICMS inscritos em dívida ativa compostos por juros de mora decorrentes da aplicação da Lei n° 13.918/2009, que previa uma taxa diária de 0,13%, ultrapassando o limite de correção estabelecido pela União, a partir da taxa Selic.

Poderão ser incluídos na transação todos os débitos sob responsabilidade do devedor ou inscritos em seu nome. A escolha dos débitos é livre, desde que estejam relacionados a débitos de ICMS inscritos em dívida ativa, sujeitos a juros de mora decorrentes das Leis 13.918/2009 e 16.497/2017.

Os descontos oferecidos chegam a 100% dos juros de mora e 50% sobre multas e encargos legais, sem a possibilidade de redução do valor principal do débito. O edital proporciona também que o contribuinte pague até 75% do débito transacionado utilizando créditos acumulados de ICMS e de produtor rural, próprios ou adquiridos de terceiros, bem como precatórios estaduais próprios  ou de terceiros.

Aqueles que optarem por aderir ao programa poderão saldar o valor remanescente em parcela única ou em até 120 parcelas, com correção mensal pela Selic, mediante o pagamento de uma entrada de 5%, sendo necessário renunciar a qualquer contestação referente aos débitos envolvidos na transação. Para o parcelamento acima de 60 parcelas, a PGE exige a apresentação de garantia no valor integral do débito.

Estão excluídos do programa os débitos de ICMS destinados ao FECOEP e que estiverem integralmente garantidos (por depósito, seguro garantia ou fiança bancária) e cuja constituição tenha sido reconhecida judicialmente em benefício da Fazenda Estadual.


Fonte: Edital PGE/Transação nº 01/2024.

Compartilhe esta publicação

NEWSLETTER

Receba em seu e-mail destaques, artigos, revistas digitais e notícias relevantes sobre nossas áreas de atuação. Leia as nossas políticas de privacidade e, caso concorde com o teor, inscreva-se.

Somos contrários à prática de spam. Você receberá apenas um e-mail por mês. A exceção se dá quando há decisões de caráter urgente.

Utilizamos cookies para melhorar e otimizar sua experiência em nosso site. Com exceção dos essenciais, todos os cookies necessitam de seu consentimento para serem executados.

Para mais informações, consulte nosso Aviso de Privacidade.