Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Edital permite transação flexível de débitos ICMS

PGE-SP publica primeiro edital de Transação Tributária para débitos de ICMS lançados com juros superiores à taxa Selic

No dia 07/02/2024, foi publicado pela PGE-SP o Edital PGE/TR nº 01/2024 destinado à transação de débitos de ICMS inscritos em dívida ativa compostos por juros de mora decorrentes da aplicação da Lei n° 13.918/2009, que previa uma taxa diária de 0,13%, ultrapassando o limite de correção estabelecido pela União, a partir da taxa Selic.

Poderão ser incluídos na transação todos os débitos sob responsabilidade do devedor ou inscritos em seu nome. A escolha dos débitos é livre, desde que estejam relacionados a débitos de ICMS inscritos em dívida ativa, sujeitos a juros de mora decorrentes das Leis 13.918/2009 e 16.497/2017.

Os descontos oferecidos chegam a 100% dos juros de mora e 50% sobre multas e encargos legais, sem a possibilidade de redução do valor principal do débito. O edital proporciona também que o contribuinte pague até 75% do débito transacionado utilizando créditos acumulados de ICMS e de produtor rural, próprios ou adquiridos de terceiros, bem como precatórios estaduais próprios  ou de terceiros.

Aqueles que optarem por aderir ao programa poderão saldar o valor remanescente em parcela única ou em até 120 parcelas, com correção mensal pela Selic, mediante o pagamento de uma entrada de 5%, sendo necessário renunciar a qualquer contestação referente aos débitos envolvidos na transação. Para o parcelamento acima de 60 parcelas, a PGE exige a apresentação de garantia no valor integral do débito.

Estão excluídos do programa os débitos de ICMS destinados ao FECOEP e que estiverem integralmente garantidos (por depósito, seguro garantia ou fiança bancária) e cuja constituição tenha sido reconhecida judicialmente em benefício da Fazenda Estadual.


Fonte: Edital PGE/Transação nº 01/2024.

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia