Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

ANS complementa as regras de reembolso direcionadas a operadoras e beneficiários

ANS complementa as regras de reembolso direcionadas a operadoras e beneficiários

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou um documento detalhando regras para operadoras e beneficiários de planos de saúde em relação ao reembolso de serviços. A iniciativa, resultado de colaboração entre a Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos (DIPRO) e a Diretoria de Fiscalização (DIFIS) da agência, visa esclarecer normas para empresas e usuários, incluindo a condição de prévio desembolso pelo titular para reembolso. A ANS destaca a natureza pessoal e sigilosa das informações dos beneficiários, exigindo conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A agência salienta que não é permitida a avaliação de junta após procedimentos para discutir valores a serem reembolsados. Além disso, o reembolso assistido, oferecido por clínicas não conveniadas a beneficiários de saúde, não é autorizado pela ANS. O documento surge em meio a crescentes queixas de operadoras sobre possíveis abusos.

A agência ressalta sua falta de competência para investigar tais fraudes, e o presidente da ANS, Paulo Rebelo, anuncia a futura divulgação de um FAQ e a realização de oficinas para esclarecer as determinações do documento. Essas medidas são vistas como ferramentas para interpretar o tema, fornecendo clareza sobre a intenção regulatória da ANS.


Fonte: Deliberações da 599ª Reunião da Diretoria Colegiada

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia