Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Anvisa apoia startups em desenvolvimento de medicamentos

Edital da ANVISA de chamamento a startups direcionado à inovação de medicamentos

A Anvisa lançou o Edital de Chamamento n. 1, com o propósito de apoiar o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, sintéticos novos e produtos biológicos de interesse em serviços de saúde. O programa, direcionado às startups brasileiras, tem como objetivo acelerar o acesso do mercado a novos medicamentos, alinhado às diretrizes de inovação da agência e às necessidades médicas da população.

Três startups serão selecionadas para participar do projeto-piloto de avaliação regulatória, sendo cada uma responsável pelo desenvolvimento de um tipo específico de medicamento. O foco primordial é fornecer suporte regulatório para auxiliar essas empresas desde as fases iniciais de desenvolvimento dos produtos, facilitando o cumprimento dos requisitos sanitários e impulsionando o processo de inovação no setor de medicamentos no país.

Os candidatos devem demonstrar potencial inovador e relevância para o tratamento de doenças com impacto significativo na saúde pública, atendendo aos critérios detalhados no edital. A participação é feita por meio de preenchimento de formulário eletrônico, onde é necessário detalhar o estágio de desenvolvimento do medicamento proposto.

A seleção priorizará medicamentos destinados ao tratamento de condições com alta morbimortalidade no Brasil, com impacto para o Sistema Único de Saúde e em estágios mais avançados de desenvolvimento. O prazo para envio das propostas encerrou no dia 7 de maio.

Este chamamento público representa uma oportunidade para as startups de saúde brasileiras participarem de um projeto pioneiro, colaborando com a Anvisa na promoção da inovação e no aprimoramento do acesso a tratamentos inovadores e eficazes para a população.


Fonte: ANVISA

Compartilhe esta publicação