Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Anvisa multa empresa por propaganda irregular de medicamento

TRF1 mantém multa imputada a distribuidora farmacêutica por publicidade irregular

A 12ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou provimento ao recurso apresentado por uma distribuidora de produtos farmacêuticos contra a decisão que manteve multa de R$ 15.000,00 aplicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O auto de infração foi lavrado contra a empresa farmacêutica por ter divulgado o medicamento Toragesic em folheto publicitário, sem incluir a advertência obrigatória “Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado”.

A empresa alegou que não era a detentora do medicamento em questão, alvo do auto de infração da Anvisa, e que apenas a fabricante poderia ser penalizada.

A relatora, desembargadora federal Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann, afirmou que não havia amparo para a alegação da empresa, pois os detentores de registro, fabricantes, importadores e demais agentes envolvidos na cadeia produtiva são solidariamente responsáveis. Além disso, ressaltou que, ao constar o nome da empresa no material publicitário, ela tinha a obrigação de garantir a correta veiculação das informações sobre o medicamento, para evitar riscos à população.

A magistrada enfatizou, ainda, a competência da Anvisa para regulamentar e fiscalizar produtos e serviços relacionados à vigilância sanitária, destacando a importância de agir com cautela para evitar prejuízos à saúde coletiva.


Fonte: TRF-1

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia