Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Justiça obriga ANVISA a liberar produtos à base de cannabis

Juízo da 4ª Vara Federal de Curitiba determina liberação da entrada de produto à base de cannabis pela ANVISA

O juízo da 4ª Vara Federal de Curitiba deferiu pedido liminar para determinar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize a importação do produto à base de cannabis, destinado a fins medicinais.

Na decisão, o magistrado ressaltou que o procedimento de importação de produto Canabidiol para fins medicinais é regulamentado pelo RDC 660/2022, que determina a emissão automática da autorização de importação de produtos que estejam inseridos na Nota Técnica publicada pelo órgão.

Entretanto, apesar de o produto da empresa impetrante fazer parte da autorização automática, a Anvisa excluiu o seu cadastro e passou a indeferir os pedidos de autorização dos pacientes, sem justo motivo ou processo formal.

Ao analisar o caso, o juízo deferiu pedido da empresa por ter verificado que o produto consta na Nota Técnica 65/2023, emitida pela Gerência de Produtos Controlados da Anvisa e publicada no site da Agência, não havendo notícia de sua revogação ou de qualquer ato administrativo motivado acerca de sua ineficácia.


Fontes: Processo 5002615-35.2024.4.04.7000 e JOTA

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia