Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Reajuste nos planos de saúde por sinistralidade

STJ estabelece requisito para reajuste de Plano de Saúde Coletivo por sinistralidade

Em recente julgamento, a 3ª Turma do STJ determinou que o reajuste por sinistralidade só pode ser aplicado “se e quando demonstrado, a partir de extrato pormenorizado, o incremento na proporção entre as despesas assistenciais e as receitas diretas do plano”, inclusive em complemento aos demais reajustes, em conformidade com a Resolução Normativa 509/2022 da ANS.

Embora a Lei 9.656/1998 não trate especificamente desse tipo de reajuste em plano coletivo, sua previsão está contida em resoluções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e reconhecida pela jurisprudência nacional. Tal reajuste objetiva recompor as contas das operadoras de saúde, considerando a relação despesas assistenciais versus receitas de contraprestações, sendo justificado quando há um aumento inesperado de sinistros, levando à necessidade de aplicação de índice de reajuste para que o contrato possa ser readequado à nova situação e, assim, as operadoras consigam manter a qualidade dos serviços.

Deste modo, diferentemente dos reajustes anuais ou por faixa etária, cujas condições devem ser especificadas previamente, o reajuste por sinistralidade é executado de forma diversa, fazendo-se necessária a demonstração do aumento da sinistralidade antes do reajuste em si, mediante extrato pormenorizado – tratando-se, portanto, de uma efetiva condição prévia.

No caso julgado pelo STJ, a operadora não cumpriu essa obrigação, impedindo a apuração judicial da taxa de reajuste; o que levou a Corte Superior a concluir pela abusividade e inviabilidade do reajuste.


Fonte: REsp 2.065.976/SP

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia