Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Solução consensual para devolução de trecho ferroviário

TCU formaliza solução consensual para devolução de trecho ferroviário da Malha Sul em São Paulo

O Tribunal de Contas da União (TCU) oficializou a assinatura do termo que formaliza a solução consensual para a devolução de um trecho ferroviário entre os municípios de Presidente Prudente e Presidente Epitácio, no estado de São Paulo, sob responsabilidade da concessionária Rumo Malha Sul. Esta medida encerra uma controvérsia que se arrastava e reafirma o compromisso das partes envolvidas em encontrar uma solução consensual.

Em dezembro de 2023, o TCU já havia aprovado o acordo, estabelecendo algumas condicionantes. O Ministro Jorge Oliveira, relator do caso, propôs a inclusão de cláusulas relacionadas à parcela BDI (Bonificação e Despesas Indiretas) no cálculo da indenização e à data-base diferenciada para valoração dos trilhos, além da solicitação da manifestação do Ministério Público Federal (MPF), devido à existência de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) não cumprido.

As partes envolvidas, incluindo a empresa Rumo (controladora da concessionária Rumo Malha Sul), o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), aceitaram integralmente as condicionantes propostas pelo TCU. Além disso, o MPF emitiu parecer favorável à solução consensual.

Com a aceitação das condicionantes e o parecer favorável do MPF, o Termo de Autocomposição, documento que estabelece as regras e condições do acordo, será assinado, encerrando assim a controvérsia.

As unidades do TCU que atuaram no processo foram a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso), a Secretaria de Controle Externo de Infraestrutura (SecexInfra) e a Unidade de Auditoria especializada em Portos e Ferrovias (AudPortoFerrovia).


Fonte: TCU

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia