Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Anvisa atualiza as normas para a verificação da segurança de novos alimentos e ingredientes

Anvisa atualiza as normas para a verificação da segurança de novos alimentos e ingredientes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 839/2023, promovendo uma modernização significativa nas regras, fluxos e procedimentos para comprovação de segurança e autorização de uso de novos alimentos e ingredientes.

Entre outras disposições, a Resolução introduz significativas melhorias no processo regulatório, como:

  • a introdução da “Consulta Prévia” como uma opção para as empresas, permitindo a confirmação do enquadramento e a avaliação da necessidade de aprovação;
  • o aprimoramento dos requisitos de segurança, com detalhamentos adaptados à natureza e complexidade dos elementos em questão; e
  • a otimização dos procedimentos, apresentando quatro análises baseadas em risco que consideram o histórico do produto e a admissibilidade por uma Autoridade Reguladora Estrangeira Equivalente (AREE). Em relação à confidencialidade, a norma estabeleceu um modelo específico para peticionantes que possuem informações confidenciais, ao mesmo tempo em que implementa regras claras sobre a confidencialidade dos pareceres emitidos pela Anvisa. Essas inovações visam não apenas fortalecer o controle, mas também proporcionar maior transparência e eficiência ao processo de aprovação de novos alimentos e ingredientes.

A norma entrará em vigor em 16 de março de 2024, exceto em relação aos artigos 7º, 8º e 9º, que tratam dos requisitos e fluxos para disponibilização da versão pública dos pareceres e autorização de uso dos novos alimentos e novos ingredientes, que entraram em vigor em 26 de dezembro de 2023.


Fonte: RDC Nº 839, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2023

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia