Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Farmácia online pode vender manipulados sem receita

Justiça do Rio permite venda online de medicamentos manipulados sem prescrição médica

A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) ratificou, por unanimidade, a sentença da 3ª Vara da Fazenda Pública que autorizou a farmácia de manipulação Alq Farma a comercializar medicamentos sem necessidade de prescrição médica em sua loja online.

A decisão teve como base o entendimento de que a Resolução RDC 67/2007 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) extrapolou seu poder regulamentar ao proibir a venda online de qualquer medicamento manipulado, incluindo aqueles que dispensam receita.

A relatora do caso rejeitou o recurso do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-RIO), sob o fundamento de que a norma da Anvisa ultrapassou seu poder regulatório ao incluir na proibição medicamentos que não necessitam de prescrição.

A defesa da Alq Farma enfatizou o direito da farmácia de manipulação de comercializar produtos sem prescrição médica, respaldada pela Resolução 467/07 do Conselho Federal de Farmácia, especialmente relevante no contexto pós-pandemia de Covid-19, quando muitas pessoas optaram por comprar medicamentos online.


Fonte: TJRJ

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia