Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

Produção de medicamentos à base de cannabis

Por meio de decisão liminar, farmácia de manipulação é autorizada a produzir medicamentos à base de cannabis

O juízo da 3ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, em decisão liminar, autorizou uma farmácia de manipulação a adquirir e comercializar medicamentos à base de cannabis medicinal.

A decisão foi amparada no fundamento de que a Resolução (RDC) 327/19 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), regulamentadora de procedimentos para autorização sanitária para fabricação e importação e requisitos para a comercialização, prescrição, a dispensação, o monitoramento e a fiscalização de produtos de Cannabis para fins medicinais, estabeleceu um tratamento desigual entre drogarias e farmácias de manipulação.

De acordo com o entendimento do juiz, enquanto a RDC 327/19 permite às drogarias a dispensação de produtos com ativos derivados da cannabis sativa, veda esse direito às farmácias de manipulação – o que, na sua perspectiva, carece de base legal.

Foi observado, ainda, que a Lei 5.991/73, que trata do controle sanitário do comércio de drogas e medicamentos, não faz distinção entre os tipos de farmácias existentes. Assim, determinou que o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e seus fiscais se abstenham de impor sanções à farmácia de manipulação por dispensar produtos regulados pela RDC 327/19.


Fonte: Processo n. 1003806-27.2024.8.26.0053 | TJSP.

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia