Home

O escritório

Áreas de Atuação

A equipe

Blog

Entre em contato

SEBRAE e Apex não podem ser partes em ações de restituição

Entidades não possuem legitimidade passiva para figurar no polo passivo de ações sobre restituição de contribuições

No dia 18/04, a 1ª Seção do STJ, no julgamento do EREsp nº 1619954/SC, aprovou uma súmula que estabelece a ilegitimidade das entidades que recebem contribuições de terceiros para serem parte demandada em ações que buscam a restituição dessas contribuições.

No caso concreto, o STJ decidiu que o SEBRAE e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) não têm legitimidade para integrar o polo passivo das ações que questionam a exigibilidade das contribuições destinadas a essas entidades.

Ficou decidido que, nas ações que buscam a restituição de contribuições de terceiros, a legitimidade passiva estará relacionada à capacidade tributária ativa, isto é, o poder de cobrar tributos. Como as entidades terceiras são apenas destinatárias das contribuições, elas não possuem legitimidade ad causam para integrar o polo passivo junto com a União, que efetivamente institui e cobra os tributos.

Compartilhe esta publicação

O escritório Bento Muniz Advocacia informa que só faz comunicação oficial através do meios informados em nosso site

Caso receba comunicação por outros meios, incluindo as redes sociais, desconfie, pois pode ser um golpe. Pedimos que denuncie o contato estranho.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente, 

Bento Muniz Advocacia